Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

Por que perdoar?

Em um mundo onde cada vez menos encontramos o amor em ação, onde a traição e a covardia imperam, pessoas sendo enganadas e ate mortas por coisas banais, onde o cobiça torna as pessoas em monstros, onde as pessoas são submetidas a grandes traumas nos perguntamos: por que perdoar ?

Quantas vezes já ouvimos o famoso jargão: "Não se deve pagar o mau com o mau", muitas vezes diante de situações muito difíceis onde a dor pelo dano causado é irreparável, e pensamos por que perdoar?

Em primeiro lugar, porque todos nós já "pisamos na bola", se não de um jeito mas de outro. É muito importante que, se queremos ter o direito de punir alguém, então teríamos que ser impecáveis, sem erros. Todos nós já cometemos algum tipo de erro e negar isso é mais um erro.

Em segundo lugar, porque o mau não pode dominar. Imagine por um momento se vivêssemos  em um mundo onde não houvesse perdão. Se alguém bater no meu carro, eu tenho que bater no carro dele também, se alguém roubar algo meu, eu tenho que roubar também, se alguém matar, eu tenho que matar também... imagine só o caos que isso geraria. Mas por causa do perdão muitos males acabam ali mesmo onde começou.

Em terceiro lugar, porque o perdão traz transformação. Quantas pessoas são transformadas pelo fato de terem sido perdoadas, de receber mais uma chance de não repetir mais o erro, pelo fato de ao invés de serem punidas serem perdoadas. Geralmente quando alguém erra, e cai na real, percebe o mau que causou, essa pessoa já entra em um estado de prisão emocional, e em muitos casos não consegue comer ou dormir,as vezes tem ate depressão. Agora imagine o quanto essa pessoa gostaria de ser liberta dessas cadeias emocionais, e até pense: Eu jamais faria isso novamente. A chave para esse tipo de prisão chama-se perdão a qual também gera transformação.


Sei que alguns casos são muito difíceis, onde pessoas ate podem ir para a cadeia pelas leis que temos, mas precisamos vencer o mau com o bem pois o mau só gera mais mau. Se queremos viver em um mundo melhor  
temos que aprender a perdoar, e a pessoa certa para nos ensinar é o Senhor Jesus.

Todas as vezes que pensamos no Senhor Jesus pensamos no perdão. Quando lembramos do que ele passou por nós; a cruz, os insultos, a falta de misericórdia. Tudo isso nos da força para perdoar a qualquer coisa ainda que soframos pelo ocorrido, mas teremos a paz de não retribuir com o mau a quem nos atingiu.

Deixo aqui o pronunciamento de um homem em um dos piores momentos, emocionais e físicos que alguém poderia passar. Momento de extrema dor e angustia.

                                             "Pai perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem"   
                                                                         Lucas 23:34

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário